terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lições sobre "ajuda"...

Nestas férias nós saímos totalmente da rotina: estamos acordando tarde, dormindo tarde, comendo porcaria o dia inteiro... uma beleza. Aproveito prá brincar um pouco com o Miguel e a Clara. Resultado: brinquedos pela sala, pelo quarto, pelo quintal... Daí eu tenho que vestir a capa de "carrasca" e fazer os dois me ajudarem a guardar tudo. Eles reclamam um pouco, mas sempre ajudam. Nestes últimos dias eu estava até estranhando a prontidão dos pequenos. A Clara, com uma flanelinha na mão, queria tirar o pó dos móveis da sala; o Miguel pediu o pano de chão prá limpar o leite que havia derramado. Aproveitei e já fiz com que me ajudassem a arrumar a despensa.
Hoje fui com o Miguel ao supermercado. Assim que chegamos fui tirando os produtos da sacola e dizendo à ele onde deveriam ser guardados. Depois tomamos um "café da noite". Pedi que ele aproveitasse que estava de pé e guardasse a comida na geladeira:
- Pega o presunto e o queijo, filho... põe naquela gavetinha. Agora põe a manteiga e o leite na porta. Fecha direitinho...
O Dê se surpreendeu:
- Olha, filhão... que legal, a mamãe tá te ensinando a guardar as coisas...
Ele então virou só a cabecinha, deixando metade do corpo à mostra por trás da porta da geladeira e, fazendo uma cara de sapeca, respondeu:
- Que nada pai. Ela tá é me fazendo de escravo!
Nem consegui ficar brava. Só ri da resposta que parecia estar na ponta da língua desde o dia em que mandei guardar os brinquedos...

Um comentário: