quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lições sobre dinheiro...

Desde que ganhou um cofrinho e um saco de moedas do tio, o Miguel só fala em "receber". Quando vamos buscar o Dê ele dá um jeito de ir até a produção e "trabalhar" um pouco. Depois pergunta se já está na hora de receber o salário. E se, por algum motivo, eu ou o Dê pegamos uma moedinha sequer do bendito cofre, ele logo diz que estamos "devendo" prá ele. No meio de tudo isso, procuramos conscientizá-lo sobre o valor do dinheiro e mostrar que ele não precisa se preocupar com isso agora, afinal de contas haverá muito tempo prá trabalhar no futuro. Ainda assim ele não perde a chance de pedir uma moeda ou, quando está mais "cara-de-pau", uma nota pro tio.
Hoje, durante a tarde, ele pegou um bloquinho de papel e caneta e começou a escrever uns números bem grandes: 1 0 1. Depois me mostrou e aproveitou prá perguntar:
- Quanto tem aqui, mãe?
- Cento e um reais, filho.
- É bastante, mãe?
Eu valorizei:
- É bastante, filho... muito mesmo!
E ele completou:
- É mesmo, né, mãe! É mais que uma mula!
Eu dei risada:
- Que é isso, Miguel? De onde você tirou isso? Mais que uma mula?
- Claro mãe. Por acaso a gente tem uma mula?
- Não, filho... é claro que não.
- Pois é. A gente não tem uma mula porque custa bastante dinheiro. Mas agora eu tenho muito dinheiro, né, mãe?
E eu, depois da explicação, concordei:
- Tem sim, filho. Mais que uma mula!

Um comentário:

  1. Acho que essa história ainda vai ter continuação.. já já ele vai querer comprar a mula com o dinheiro que juntou! Bjoss

    ResponderExcluir