terça-feira, 13 de abril de 2010

Lições sobre alfabetização...

O carro é um dos melhores lugares prá puxar papo com os filhos (principalmente porque se você não os distrai conversando correrá o sério risco de bater o carro enquanto eles gritam e tentam chamar a sua atenção!). Hoje o Miguel brincava de soletrar palavras enquanto eu fingia estar prestando toda a atenção. Mas não é que ele estava soletrando certinho? Falava uma palavra, ia silabando e depois falava direitinho as letras. Entrei na brincadeira:
- E pato, filho, como é que se escreve?
- Pato... PA-P-A, TO-T-O.
- Muito bem! E rato?
- Rato... RA-R-A, TO-T-O.
- Isso, filho! E gato?
Comecei a abusar da paciência do garoto...
- Chega mãe!
- É fácil, Mi. Pensa bem...
- Gato... GA-G-A, TO-T-O.
- É isso aí, Miguel. E crocodilo?
Talvez porque "crocodilo" não fosse uma palavra muito fácil de soletrar, talvez porque eu já tivesse exagerado um pouquinho na dose de mãe/professora do dia, ele simplesmente me "tirou".
- Ô, mãe, eu já falei como é que escreve um monte de palavras. Agora já tá bom! Eu tô gastando muito o meu cérebro e tem que sobrar um pouco prá eu ir na escola amanhã.
Eu ri e concordei.
- Tá bom, Miguel, tá bom...
Depois de uns minutinhos de silêncio deu prá escutar ele falando alguma coisa, bem baixinho. Tenho prá mim que era algo do tipo:
- Crocodilo... cro... co...

Nenhum comentário:

Postar um comentário