sábado, 25 de julho de 2009

Lições sobre humildade...

A hora da refeição é sempre uma boa hora para contar histórias, compartilhar informações, afinal, é um dos poucos momentos em que a família se reúne. Durante o almoço o Miguel aproveitou para falar sobre as notícias que ouviu ontem no jornal.
- Mãe, você num sabe, dois homens viram uma casa vazia e foram roubar as coisas de dentro. Daí pegaram um menininho de três anos, levaram ele, depois ele foi matado e os bandidos ficaram com o dinheiro.
- Credo, filho, quem te contou isso?
- Vi no jornal.
- E o que mais você viu?
Talvez porque sua atenção não fosse assim tão longa para assuntos jornalísticos, talvez porque não se lembrasse de mais nenhuma história impressionante, ele começou um novo relato, obviamente inventado.
- Um homem entrou voando num banco, tava de máscara, roubou todo o dinheiro e daí foi viajar.
Eu não pude deixar passar.
-Essa você tá inventando, né Miguel...
Ele riu e perguntou:
- Como é que você sabe que eu tô inventando, mãe?
E, sem falsa modéstia, eu respondi:
- Porque eu sei tudo, filho.
- Você não sabe tudo, mãe.
- Sei, sim, Miguel.
Ele, então, fez o teste:
- Você sabe quem inventou a luz, mãe?
- Claro que sei. Foi Thomas Edison.
- Tá vendo como você num sabe de nada, mãe? Quem inventou a luz foi Deus. Ele falou "haja luz".
Eu, um tanto quanto surpresa, fui obrigada a concordar.
- Tem razão, filho, o primeiro a inventar a luz foi Deus.
E ele, sem dó nem piedade, tripudiou:
- Pode deixar, mãe, que eu te ensino uma coisinhas...
A primeira lição que as crianças têm para nos ensinar é que temos muito o que aprender com elas...

Um comentário: