terça-feira, 30 de março de 2010

6 razões para NÃO ter filhos... (3ª razão)

3ª razão
FILHOS NOS TESTAM O TEMPO TODO!
Se você não acredita, dê uma olhadinha nesse vídeo.
Não adianta ficar desesperado, tomar atitudes impulsivas, escolher o caminho aparentemente "mais fácil" (que, como vimos, acaba se tornando o mais difícil!). Filhos exigem paciência e capacidade reflexiva imensas! Eles nos testam quando vão tomar banho, quando vão comer, quando vão dormir, quando vão fazer tarefa... e isso vai desenvolvendo em nós uma percepção que não tínhamos antes. É simples: as crianças não têm a visão do adulto! A noção de tempo prá elas, por exemplo, se restringe ao agora. Por isso esperar para comer a sobremesa depois do almoço é o mesmo que esperar uma eternidade! E não adianta querer que elas entendam que se não estudarem hoje não conseguirão passar na faculdade daqui a 15 ou 16 anos. Isso só é argumento prá nós, que já sabemos muito bem o que isso significa. Em compensação, argumentar com uma criança (e permitir que ela argumente em favor próprio também) desenvolve em nós uma capacidade de compreensão que, certamente, nos será útil no exercício de outros papéis além do de "pai". O que é importante prá elas não é banal, supérfluo... é realmente importante. Mas quem imprime as noções de certo e errado, adequado e inadequado, de tempo e consequência em uma criança somos nós, adultos, com perseverança, paciência e responsabilidade.
Por isso, se você não tiver "saco" prá sustentar o seu NÃO, se estiver acostumado a tomar decisões que exigem de você apenas o mínimo esforço, se acha que "pode tudo, contanto que pare de chorar e não me amole", se sua capacidade argumentativa for menor que a de uma criança (ainda que o único argumento dela seja o choro!), é melhor você NÃO ter filhos... afinal de contas, quando somos testados podemos ser aprovados ou reprovados. E para ser aprovado não basta se submeter ao teste... porém se não nos submetermos, jamais alcançaremos aprovação!

3 comentários:

  1. Cada vez fica mais difícil esse negócio de filhos, hein...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É, Mari...
    vc que me conhece MUITO bem deve ter percebido que a intenção não é desanimar as pessoas, ressaltando apenas as dificuldades, mas demostrar que não basta TER filhos, antes é preciso QUERER filhos! Eles são uma benção, mas demandam esforço e dedicação! E aí... tá disposta?!?

    ResponderExcluir
  3. Hehe, recebi esse vídeo por email outro dia.. me matei de rir...

    ResponderExcluir