sábado, 27 de março de 2010

Lições sobre "preservação do meio ambiente"...

Ser pai (e mãe) não é nada fácil! Além de educar e garantir o bem-estar físico e psicológico dos filhos, ainda temos que incentivá-los a serem autônomos. Acho que essa é a parte mais difícil! Afinal, dar comida na boca faz menos sujeira do que deixar que eles peguem a colher e comam como passarinhos, derrubando as "migalhas". Sem contar que o tempo gasto é infinitamente menor!
Outra batalha travada é para que eles deixem as fraldas. Logo depois começa uma nova luta: para que se limpem ADEQUADAMENTE sozinhos. Essa também é uma tarefa complicada. Primeiro porque o "MÃE, VEM ME LIMPAR!" é um clássico. Em segundo lugar, para nós, pais, é realmente mais cômodo pegar o papel e fazer o trabalho, afinal, se não o fizermos, com certeza teremos que gastar mais tempo esfregando cuecas e calcinhas. Mas não se trata de comodidade e sim de responsabilidade! Então, lá fui eu, às 10 horas da noite de ontem, argumentar com o Miguel quando ele me chamou no banheiro:
- Vai, filho, pega o papel e se limpa.
- Mas mãe, eu não sei me limpar! Minha cueca fica borrada e daí vem um monte de bichinho!
- Miguel, você já não é um bebezinho! Você pode muito bem se limpar sozinho, filho. É só pegar o papel, dar uma dobradinha e passar no bumbum até o papel sair limpinho! Vamos, meu filho, você já fez isso antes.
- Mas é que eu fiz muito coco hoje, mãe!
- Vai, Miguel... a gente vai ficar aqui batendo boca até amanhã... Eu não vou te limpar, meu filho! Você já consegue fazer isso sozinho!
Ele começou a pegar o papel, resmungando. Dobrava, passava no bumbum, dava uma olhada, fazia uma careta, jogava no lixo e pegava outro papel. Fez isso umas 4 vezes.
- Tá acabando, Miguel?
E ele, como sempre com uma resposta na ponta da língua, disse:
- Olha, mãe, eu tô desperdiçando uma árvore inteira! E a culpa é toda sua!
Assumo: no final acabei dando uma ajudinha! Afinal, eu quero que meu filho seja uma criança autônoma, mas não às custas de uma árvore inteira, né...

Nenhum comentário:

Postar um comentário