quarta-feira, 23 de junho de 2010

6 razões para NÃO ter filhos... (4ª razão)

4ª razão
FILHOS CRESCEM!
Eu sei! Para os pais os filhos são sempre como crianças, não é mesmo? Eu já completei 31 anos, minha irmã tem 30, e minha mãe continua nos chamando de "meninas". Não há problema algum nisso, desde que os pais não TRATEM seus filhos como crianças - mesmo que tenham quase 4 dezenas de velinhas no bolo de aniversário. Os filhos crescem! Isso pode parecer óbvio, mas não é. Se o fosse, não veríamos tantos marmanjos por aí sem nem mesmo saber lavar um copo ou uma cueca sozinhos... não veríamos tantas jovens tendo filhos e deixando-os na casa dos avós porque precisam sair prá balada... não veríamos tantos adolescentes tolinhos achando que podem fazer o que quiserem, pois os pais se responsabilizam pelos eventuais danos.
Como trabalho em uma escola, já vi muitos pais reclamando que não sabem mais o que fazer com seus filhos. Estou falando de crianças de 9, 10 anos que já dão tanto trabalho que chegam a escutar dos pais frases do tipo "eu mesmo vou ligar pro Conselho Tutelar e pedir prá eles buscarem você, porque eu não te aguento mais". Agora eu pergunto: o que essa criatura (e aqui me refiro à mãe) fez até agora? Como uma criança de 9 anos consegue se perder em tão pouco tempo? E eu ouso responder: não foi a criança que se perdeu, foram os pais que fizeram com que ela se perdesse! Afinal, aquela criança não nasceu com 10 anos de idade. O que era tolerável aos 3 (e obviamente foi apenas tolerado) tornou-se insuportável aos 10. Como será aos 20?
Fico impressionada com a quantidade de pais que literalmente ESTRAGAM seus filhos e pensam que estão fazendo um bem enorme para eles. E não pensem que são crianças que só escutam "sins"... não se engane! A pior coisa que um pai pode fazer na educação de uma criança é ter o "não" como primeira opção de resposta, mas não conseguir sustentá-lo. As crianças nos testam o tempo todo, isso é normal. E os pais, tão perdidos que estão, acham que basta dizer "nãos", sem "porquês". Ora, todo "não" tem uma razão! E sem razão, o "não" acaba virando "sim". E quando isso acontece, lamento, mas você está prestes a perder o seu filho. Sabe aquela criança manhosa, birrenta, que sempre ganha no final? Pois é... ela vai crescer! É o ciclo da vida! E ela vai se transformar naquele adulto (adivinhe!?!) manhoso e birrento, que sempre vai querer ganhar no final! Bem, para vislumbrar as consequências disso, basta ouvir qualquer noticiário ou abrir as páginas de um jornal.
Portanto, se você não está disposto a dar razões para os seus "nãos" e sustentá-los como "nãos"; se você acha que uma criança, para ser feliz, tem que SEMPRE conseguir o que quer; se VOCÊ acha que VOCÊ sempre tem que conseguir o que quer; se você ainda é o "bebezinho da mamãe" e acha isso ótimo (meu Deus!), é melhor você não ter filhos. Afinal, filhos crescem! Mas cabe a nós não deixar que eles cresçam só por fora...

2 comentários:

  1. Nossa Rô, concordo com cada palavra que vc escreveu. Inacreditável como as pessoas acham que criar filhos é só manter a criança "viva". O pior é que a quantidade de adultos manhosos e birrentos têm aumentado cada vez mais, pois pais que foram estragados quando criança estragam mais ainda seu filhos hoje.
    Mas posos ser sincera? Para mim você é o maior exemplo de que é possivel educar crianças com muito amor. Acho lindo e vejo com meus próprios olhos como o Miguel e a Clara são educados e amados. Muito obrigada pelo seu exemplo! Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Isa, esse negócio de trabalhar com crianças (e, consequentemente, com os pais delas) me trouxe uma consciência que eu, sinceramente, não sei se teria em outras circunstâncias. Sei que nessa tarefa de "educar filhos" eu tenho ao menos me esforçado bastante. Mas preciso confessar: o Mi e a Clara me ajudam muuuuuito - graças a Deus!
    bjobjo

    ResponderExcluir